quarta-feira, 20 de maio de 2009

Ensinando os filhos a mentirem

Minha formação acadêmica não tem nada a ver com a área que cuida da mente humana, principalmente a das crianças. No entanto, como pai e preocupado com o que tem sido ensinado para as crianças, resolvi abordar o tema que intitula este post.

Calma! Não é minha intenção ensinar filhos a mentirem, pelo contrário, é chamar a atenção de alguns pais e responsáveis sobre ensinos distorcidos.

Como Cristão, é inevitável que eu busque uma referência para questionar se o que penso é certo ou errado. E minha referência vem da Bíblia – a palavra de Deus.

Mesmo que você não seja um Cristão ou até mesmo não creia que Deus existe, há de concordar com uma coisa. A mentira não é boa para ninguém. Considerando que a bíblia condena a mentira, não há o que questioná-la nesse sentido, certo?

É muito comum ouvirmos que uma mentirinha aqui ou outra ali não faz mal e, em algumas situações, ela até se faz necessária.

Bem, para aqueles que crêem na bíblia, veja o que ela diz:

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira fala do que lhe é próprio, porque é
mentiroso, e pai da mentira". – João 8:44

Com base no texto acima, não importa o tamanho da mentira ou até mesmo o efeito que ela poderá causar, Deus indica claramente em sua palavra a quem você está obedecendo quando mente.

A propósito, uma das maiores mentiras que ouvimos no mundo é que o diabo não existe. Mas, acredite, ele existe e isso não é desculpa, é fato!

Como ensinamos nossos filhos a mentir (apenas dois exemplos):



Sobre o Natal

A verdade: Natal fala do nascimento de Jesus Cristo – o que isso representou e representa para o mundo. Jesus Cristo é o único significado do natal.

A mentira: Que papai Noel existe e que trará todos os presentes que a ele forem pedidos no natal.

O que acontecerá com as crianças que acreditam nessa estória mentirosa e aguardam os presentes que pediram e que, infelizmente, nunca receberão (do papai Noel)?

E depois, quando descobrirem que papai Noel definitivamente não existe e nunca existiu e jamais trouxe os presentes que ganharam? Enfim, que não passa(va) de uma mentira?

Sobre a Páscoa

A verdade: Historicamente, está relacionada com a saída do povo de Israel do Egito e com a morte e ressurreição de Cristo. Não está no contexto deste post discutir questões espirituais sobre esse assunto.

A mentira: Que páscoa é o coelho que trás ovos de chocolate;

Se você tem interesse em saber mais sobre a verdadeira páscoa, leia Êxodo - capítulo 12.

À medida que crescerem, as crianças que conviveram com essas estórias tomarão consciência de que tudo isso não passa(va) de mentira. Quantas delas não acharão "normal" mentir também?

Esses foram apenas dois exemplos. Mas quantos outros poderíamos listar aqui e que, por conta das chamadas “tradições”, costuma-se dizer: “Não tem nada a ver”.

Talvez muitos pais e até mesmo especialistas em crianças digam que isso faz parte do “universo lúdico da criança” e que não tem nada a ver! Tem sim, e muito.

Qual pai ou mãe acha que não tem nada a ver quando seu filho mente, seja qual for o motivo?

O mundo lúdico é criado pela imaginação – por estórias do faz de conta, não por mentiras.

Ao convivermos com tantas mentiras que classificamos como "normais", estamos criando que tipo de sociedade? Se você acha absurdo quando um político mente (ou qualquer outra pessoa), por que acha "normal" quando você mente?

Pense, reflita, discorde, exponha sua opinião!

Até o próximo post.

[]s

Um comentário:

  1. Pra quem crê, a bíblia fala que a mentira tem um pai. E, o hábito de mentir é algo que toma conta das pessoas cada vez mais. São as conhecidas "mentirinhas" (como se tivessem tamanho), ou, "mentir" por uma boa causa. Não importa a inversão de valores, importa que a mentira é um mal, uma doença, que sempre trás destruição.
    Meu pai dizia que a mentira 'não tem a perna curta'..."ela não tem perna"...Falar a verdade é tb um hábito que pode ser treinado e adquirido, com largas vantagens de trazer paz, tranquilidade, respeito, saúde e etc.
    Plantemos a semente da verdade e colheremos sempre o melhor!
    Abração!!! Vinni

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário.
Fique na paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...