sexta-feira, 12 de março de 2010

Educação vem de casa; A falta dela também!



Nas eleições à Presidência da República de 2006, o então candidato Cristovam Buarque defendia sumariamente que a maioria dos problemas do Brasil se resolveria com educação de qualidade.
Não defendo suas idéias e ideais, nem tampouco o seu partido. No entanto, concordo em gênero, número e grau com sua afirmação sobre esse assunto.
Minha opinião não foi formulada a partir das suas propostas, pelo contrário. O que defendo vem de “berço”, ou seja, da educação que meus pais me deram.
Obviamente, este post trata da educação (ou falta dela) que ensina os seres humanos a lidarem uns com os outros, de forma a possibilitar o seu convívio em sociedade.
Educação (ou a falta dela) vem de casa, da família, dos pais; NÃO das escolas, das igrejas ou das empresas.
É muito comum vermos empresas “investindo” valores altíssimos para, literalmente, educarem seus funcionários. Ao invés de investirem em treinamentos para qualificação técnica, as empresas são obrigadas a “investir” em educação pessoal, pois muitos de seus funcionários desconhecem palavrinhas simples, tais como: com licença, por favor, obrigado, etc.
ABSURDO: O governo hoje precisa fazer campanhas para que as pessoas:
  • Não dirijam depois de beber
  • Não destruam os jardins
  • Não joguem lixo nas ruas e praças
No jornal da Record vi uma matéria que mostrava a quantidade de latinhas de cerveja e refrigerantes no fundo do mar, em uma praia na Bahia - jogadas pelos freqüentadores (turistas e moradores) daquele lugar.
Essas campanhas só comprovam o quanto muitas pessoas estão “mal educadas”.
Paro por aqui, pois a lista ficaria muito grande...
Muitos são profissionalmente bem preparados, mas não tem o mínimo de consciência do que é educação básica.
A falta de educação pessoal não está diretamente ligada à situação econômica do indivíduo. Ela ocorre nas diversas classes sociais, infelizmente.
A destruição da instituição família e a inversão de valores estão, para mim, em primeiro lugar na lista dos itens que trouxeram como conseqüência essa triste realidade.
As pessoas são preparadas e cobradas intensamente para se transformarem em “experts” nas profissões que escolheram. Por outro lado, estão totalmente despreparadas para lidarem com as questões inerentes ao ser humano. Não sabem o significado da palavra “NÃO”!
Uma geração que não conhece o melhor que Deus preparou para o homem: A FAMÍLIA.
Quantas gerações nós precisaremos para corrigir essas e tantas outras distorções existentes hoje, para provermos às novas gerações uma educação verdadeiramente de qualidade?
Para reflexão:
Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão.
Salmos 127:3
Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa.
Efésios 6:1-2
E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.
Efésios 6:4
A vossa palavra seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
Colossenses 4:6
Que Deus o(a) abençoe prezado(a) leitor(a)!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a um(a) leitor(a) anônimo(a) que me alertou sobre um erro no texto. No entanto, sua preocupação com o pequeno erro não o(a) permitiu entender a importância e intenção que o texto postado chama à reflexão. Além disso, lhe faltou, no mínimo, respeito e educação quando ao escrever seu comentário sequer se deu o trabalho de se identificar.

    Sr(a). Anônimo(a) - Muito obrigado!

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário.
Fique na paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...