segunda-feira, 11 de maio de 2009

Enfim, meu primeiro post!

Dando início a este meu primeiro post, quero dizer que levei um bom tempo até decidir criar meu blog. Isso porque, apesar de achar os blogs interessantes, não queria simplesmente ir “na onda” da internet, como muitos (não todos). Não queria criar um blog por “embalo” ou pura vaidade. Tinha de agregar valor às pessoas.

O tempo passou e, enfim, resolvi por criar meu blog e escrever sobre aquilo que penso e vivo e compartilhar com as pessoas.

Espero que juntos possamos refletir a cada instante sobre tudo aquilo que pensamos e acreditamos. Que possamos dar chance a nós mesmos, de refletirmos sobre nossos valores, tradições, idéias e ideais e, ao final de tudo, tirarmos nossas próprias conclusões. E que nossas conclusões nos permitam corrigir o que está errado e melhorar ainda mais o que já está certo.

Para finalizar, saiba que a única coisa que você vai precisar (se precisar mudar) é: CORAGEM!

Conto com sua participação para fazermos deste blog um canal de discussão e reflexão.

Blogando…

Preconceito – Pré-conceito ou Modismo?

A primeira coisa sobre a qual quero falar é “Preconceito”. Há muito tempo esse tema me incomoda. Na verdade, o que me incomoda não é o tema, mas sim como ele tem sido tratado principalmente pelos meios de comunicação.

Antes de começar, resolvi copiar e colar abaixo o que o dicionário (no caso a Wikipédia) nos diz sobre a palavra “Preconceito”.

“Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou “estranhos”. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de
preconceito são: social, racial e sexual…”

…para ler a íntegra da definição, acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito

Do meu ponto de vista, o que tenho observado é um certo “modismo” em se acusar de preconceituoso a todo aquele que discorda da opinião da “maioria” ou daquilo que, de uma forma ou de outra, é considerado politicamente correto, só porque as tradições assim o fizeram parecer.

É preciso lembrar que o pensamento da maioria NÃO É sinônimo de bom senso, muito menos do que é correto.

Discordar faz parte de qualquer democracia decente e não sinal de preconceito.

Sob o pretexto de saúde pública e de uma falsa modernidade, tem-se defendido a legalização e prática de “coisas” absurdas. E, discordar dessa legalização, é ser taxado de preconceituoso!

Será que as pessoas que defendem essas idéias já pararam para pensar onde está exatamente o problema? Quem são os verdadeiros preconceituosos? Quem vai na onda do “sistema” (afinal, é mais fácil e agrada a “maioria”) ou quem tem a coragem de questionar (não simplesmente ir contra) esse mesmo “sistema”?!!!

Para finalizar, eu concordo que existem preconceitos, e muitos, infelizmente! Mas é preciso separar o joio do trigo.

Pense, reflita, discorde – exponha sua opinião.

Até o próximo post!

[]s

6 comentários:

  1. ''eu ñ tenho preconceito, maaas paulista conversa bem engraçado..né mano?!(riso)
    Brincadeirinha...''
    Muitos usam essa expressão, mas ñ sabem o q realmente quer dizer...exemplo: homossexuais falam q os evangélicos não os aceitam, mas já vi várias manifestações de homossexuais contra evangélicos, os ditos 'crentes', isso tb ñ é preconceito?! Foi só um exemplo...
    Gostei do post e me faz repensar em q eu tenho tido 'pré - conceito'...
    Um abração jeitado procê!
    Vinni

    ResponderExcluir
  2. Ola vizinho....legal seu blog. E muito mais interessante o tema abordado, pegou legal...
    Tbém acredito que tem muiiiiito preconceito, infelizmente, muitas das vezes somos pegos de surpresa... e achamos que não somos preconceituosos e já ocorreu situações em que eu me tornei preconceituosa. Parabéns pelo tema, preciso me policiar....
    Abraços....
    Lucimara

    ResponderExcluir
  3. Aqui fala uma paulista Vinni, hihihi. E mineirin falando é tão bonitin. Parabéns pelo blog Ricardo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo post tio!! hehe interessante a idéia do blog!

    Aproveitando o ensejo: "Preconceito é muito mais do que pré avaliar uma idéia ou uma atitude. É possível julgar um produto, uma imagem, uma obra, um vício, uma palavra etc. sem antes compreender o seu real significado, o seu "porque" de estar ali. Não existe no mundo pessoa que seja livre destes paradigmas. O que ocasiona o preconceito é justamente aquilo que não se encaixa na nossa visão de "mundo correto" e somos incapazes de compreender que só porque não faz sentido para nós, não quer dizer que não faça sentido para os outros."

    Beijos,

    Cy

    ResponderExcluir
  5. Essa sua coragem de fazer um blog foi uma quebra de preconceito, parabéns.

    FRASES PARA REFLEXÃO

    Concentre-se nas frases abaixo:

    1) Para obter algo que você nunca teve, precisa fazer algo que nunca fez.

    2) Quando Deus tira algo de você, Ele não está punindo-o, mas apenas abrindo suas mãos para receber algo melhor'.

    3) A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo'.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal, Ricardo, gostei muito. Abraços a Vini e à filhinha.

    Saudações

    Doris

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário.
Fique na paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...