segunda-feira, 1 de junho de 2009

“Imposto” Sobre a Irresponsabilidade

Certo dia, lendo uma matéria sobre um acidente de carro causado por um motorista embriagado, chamou-me a atenção a opinião de uma especialista que comentava sobre o assunto.

Na opinião dela, todo motorista que provocasse acidentes em função de estar alcoolizado, além de sofrer as penalidades já previstas em lei, deveria pagar todas as despesas médicas geradas em função do acidente que ele causou – tanto da vítima quando dele próprio, mesmo utilizando serviços públicos de saúde.

Após ter sido devidamente constatada a culpa e a embriaguez o motorista receberia então uma espécie de boleto bancário em seu nome, no valor correspondente ao total das despesas com médicos, deslocamento de viaturas, ambulância, etc.

Os especialistas dizem que alcoolismo, drogas, aborto e cigarro são questões de saúde pública. Vejamos então como está a saúde pública nesses casos:

Alcoolismo
A cada dia que passa vemos mais e mais propagandas milionárias de bebidas alcoólicas nos meios de comunicação, em especial na televisão. Todos os dias são noticiados diversos acidentes causados por motoristas embriagados, levando muitas pessoas à morte. O principal fator associado à violência doméstica é a bebida alcoólica.

Drogas
Tiroteio entre policiais e traficantes já se tornou uma cena comum no dia a dia das grandes cidades. Crianças drogadas e abandonadas em todos os lugares. Pessoas morrendo, vítimas de usuários viciados em drogas.

Aborto
A cada ano aumentam os casos de abortos clandestinos, principalmente entre jovens.

Faça sexo irresponsável hoje e aborte amanhã – Esse talvez seja o slogan mais adequado para esse assunto. Defende-se uma liberdade irresponsável sobre fazer sexo com camisinha. Em seguida, como sabem que milhares de crianças poderão nascer, daí defende-se o aborto.

Cigarro
Aqui eu considero que houve algum avanço nas políticas públicas quando se proibiu 100% a propaganda de cigarros na TV. No entanto, essa medida não é suficiente.

Considerando a situação dessas questões, eu estenderia a opinião da especialista citada no início deste texto, a princípio focada no alcoolismo, para as drogas, o aborto e o cigarro também.

Se as pessoas querem beber, fumar, se drogar ou até mesmo fazer um aborto, que assumam então integralmente as despesas e consequências oriundas dos seus atos.

Por que temos de pagar impostos para custear as despesas geradas por pessoas irresponsáveis e que tem plena consciência dos seus atos?

Quando se utilizam argumentos bíblicos contrários à prática dessas e outras questões semelhantes, há um grupo que vem da sociedade e diz que a Bíblia é um livro arcaico e que precisa se modernizar.

Talvez Deus esteja sem tempo de redigir uma nova Bíblia, porque está demasiadamente ocupado cuidando das vítimas da irresponsabilidade alheia.
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. – Romanos 14:10

Pense, reflita, discorde, exponha sua opinião!

Até o próximo post.

[]s

2 comentários:

  1. Infelizmente cada vez mais pessoas só se preocupam com seus interesses. O prazer e o financeiro estão acima da fé em Deus.
    Devemos refletir sobre o que foi citado e sobre as coisas que acontecem ao nosso redor.
    Abraços, Luciana

    ResponderExcluir
  2. Sou totalmente contra esses impostos absurdos, e tenho certeza que todos os trabalhadores de bem também são! se eles tão pedindo tanto deveriam pelo menos investir uma boa parte deles em educação, saúde, coisas para o bem da população, temos potencial para ser um belo de um páis, mas esse crescimento está sendo impedido pelos políticos ladrões! FORA IMPOSTO ABSURDO!! achei um site que aborda esse assunto de uma maneira inovadora.. link http://www.temporadafora.com/vlog/impostos

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita e pelo comentário.
Fique na paz!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...